Segunda-feira, 21 de Setembro de 2009

Umbanda e os chacras mediúnicos



CHÁCRAS – CENTROS DE IRRADIAÇÃO E RESPECTIVOS ORIXÁS NA LEI DE UMBANDA

É de suma importância, aos trabalhadores das lides umbandistas, o conhecimento das estruturas mais sutis do nosso corpo físico, para que assim possam melhor desenvolver seu trabalho e atender às Entidades, principamente as que vêm para os trabalhos de cura. Afinal, todos somos donos de um corpo físico e precisamos conhecê-lo para melhor entender os males que o afetam. Por isso é importante que conheçamos um pouco mais sobre os centros energéticos denominados “Chacras”, que exercem influências positivas ou negativas em nossos corpos, de acordo com o peso de nossa vibração mental, os nossos pensamentos. É através dos Chacras que nosso corpo absorve e irradia “prana”, o princípio vital.

“Chakra” é palavra sânscrita que significa roda. São centros de irradiação, estruturas energéticas que vêm de fontes superiores.

São os sete pontos etéreos que recaem sobre os sete fluidos cósmicos, para depois se instalarem nos plexos do corpo físico. Possuem basicamente três funções: manter a vitalidade do corpo físico, desenvolver a consciência e receber e transmitir energia espiritual, transformando o Homem em ser espiritual.

Os principais Chacras do nosso Corpo Etérico estão alinhados ao longo do corpo físico em sentido vertical: Os cinco inferiores vão da base da coluna vertebral até o crânio, e os outros dois ficam situados entre os olhos e no alto da cabeça.


Cada um dos Chacras (centros de irradiação), possui ligações especiais com alguns órgãos do corpo e com alguns estados de consciência. Esses centros de energia cuidam do equilíbrio do corpo físico, intelectual, emocional, mental e espiritual do homem.

Assim como o nosso corpo, o planeta Terra também possui seus sete chacras principais, que operam da mesma forma, mantendo o equilíbrio energético do planeta.

Nossos sete Chacras básicos revelam também direcionamento individual de cada ser, o seu foco pessoal. Por exemplo: uma pessoa que se identifica essencialmente com os sentimentos, terá os Chacras Cardíaco e Umbilical mais desenvolvidos e ativos do que os outros; já um indivíduo que apresenta um Chacra Frontal brilhante, terá um grau intenso de integração pessoal, e um Coronário iluminado revelará uma pessoa com um alto desenvolvimento de Consciência Espiritual.

A velocidade que cada um dos chacras tem é que determina o grau evolutivo de cada ser humano encarnado. Quanto mais o Chacra estiver próximo às energias do Cosmo, mais velocidade terá.

Os Chacras se localizam no duplo etérico e são responsáveis pela distribuição das energias mentais, astrais e etéreas, de acordo com a necessidade de cada um de nós, seres vivos, encarnados no planeta Terra.

As cores variam para cada Chacra, reluzindo e contribuindo para sua aparência de flor. Num corpo físico saudável as formas dos Chacras demonstram equilíbrio e harmonia em ritmos variados, de acordo com o temperamento de cada indivíduo.

Cada urn dos sete Chacras básicos tem uma afinidade maior com uma das sete Vibrações Originais e uma das sete Linhas de Umbanda, mas nenhum pertence exclusivamente a um só ORIXÁ.

Em cada encarnação eles assumem padrões diferentes de energia, pois encarnamos para aprender e vivenciar novas experiências.

Assim, em cada encarnação surge toda uma combinação de Orixás em relação aos Chacras, de maneira que esta combinação crie uma situação propicia a ajudar na evolução do ser. Os chacras que já tem um padrão vibratório próprio, são sobrepostos pela energia do Orixá que se faz presente em cada um deles: O primeiro e ultimo chacra se abrem em posição vertical, os outros cinco são horizontais e bipolares, se abrem para frente e para trás.

Nenhum desses chacras pertence exclusivamente a um só Orixá, vai depender do Orixá que fatorou e rege a ancestralidade da pessoa. Esse será o regente do Ori, da cabeça do médium e do Chacra Coronário. Nesse mesmo chacra os outros Orixás estarão presentes como qualidades secundárias, pois a principal sempre será a do Orixá que o fatorou.

Portanto, teremos como Orixá principal no Chacra Coronário, a flor de lótus, nosso Orixá Ancestral, que, junto do recessivo, forma o casal de Orixás Ancestrais que são os únicos que não mudam sua posição de encarnação para encarnação. Como Orixá principal na abertura de frente do frontal, teremos o nosso Orixá de Frente; como principal na abertura de trás do frontal fica nosso Orixá de Juntó (adjunto ou ajuntó). Em volta da irradiação do Orixá principal temos outras seis, que no Ori dão formação à “coroa do médium”... a força que o rege na cabeça...

CHACRA BÁSICO OU RAIZ
Do sânscrito “Muladhara”:
Base e fundamento, suporte.
Representa a manifestação da vida.

O primeiro Chacra corresponde à vitalidade e manutenção das partes sólidas do corpo. Sua cor é vermelha e possui quatro pétalas. Este Chacra é regido pelo sentido de CRIAÇAO, é gerador, templo moderador das formas e estímulos. E muito ligado às sensações físicas.

Na Umbanda corresponde à Vibração de lemanjá. Este centro energético está ligado à procriação, geração de novas vidas, por isso está intimamente ligado à vibração de lemanjá, a mãe de todos os Orixás.

CHACRA ESPLÊNICO
Do sânscrito “Swadhistana”:
Morada do prazer.

O segundo Chacra possui seis raios com as cores roxo, azul, verde, amarelo, alaranjado, vermelho forte e rosa (posição hc zontal, se projeta para frente e para tr Regido pelo SENTIDO DE EVOLUÇAC transmutador, regula a distribuição e a culação adequada dos recursos vitais.

Na Umbanda corresponde à Vibração Obaluaiê, senhor da morte e da vida, doença e da cura, e o melhor dia para captar suas influências é segunda-feira.

CHACRA UMBILICAL OU SOLAR
Do sânscrito “Manipura”:
Cidade das Jóias.

O terceiro Chacra possui dez pétalas raios e suas cores variam do vermelho ao verde. Está situado um pouco abaixo do umbigo (posição horizontal, se projeta para frente e para trás). Regido pelo SENTIDO DA JUSTIÇA, é equilibrador e trabalha com a reflexão no ser. É o centro da vontade e está ligado à assimilação dos alimento e seus nutrientes. O ser que possui este centro mais desenvolvido percebe logo as intenções das pessoas, sejam elas boas ou ruins.

Na Umbanda corresponde à Vibração de Xangô, e, o melhor dia para captar suas fluências é a terça-feira. Xangô é o senhor dos raios, do fogo e das pedras. Seus atributos são a firmeza de caráter, o senso de justiça, o amor à verdade, o orgulho e a autoridade.

CHACRA CARDÍACO
Do sânscrito “Anahata”:
Invicto, inviolado.

O quarto Chacra fica bem próximo do peito, na altura do coração (posição horizontal, se projeta para frente e para trás. Regido pelo SENTIDO DO AMOR, é agregador, ligado aos sentimentos e ao sistema circulatório. E o que mantém o equilíbrio entre os três chacras abaixo e acima dele. Seu elemento é o ar, possui 12 raios de cor amarelo brilhante.

O ser que apresenta ligação forte com este Chacra é munido de compaixão, sabedoria, desprendimento e amor incondicional, vivendo em harmonia com o mundo interior e exterior.

Na Umbanda corresponde à Vibração de Oxum, e o melhor dia para a captação de suas influências é a quinta-feira. Oxum tem como atributos o amor, a beleza, a fertilidade, a riqueza e o poder da gestação, personificando a feminilidade. Seus domínios são as águas doces, que irrigam e fertilizam o solo, e o ouro.

CHACRA LARÍNGEO
OU CERVICAL
Do sânscrito “Vishudda”:
O purificador

O quinto Chacra possui 16 raios nas cores azul claro, turquesa, lilás e prateado. Localiza-se na altura da garganta (posição horizontal, se projeta para frente e para trás). Regido pelo SENTIDO DA LEI, é ordenador, ligado ao poder da palavra e vontade divina.

Este Chacra funciona como uma passagem entre os outros dois grupos de Chacras. E o primeiro do grupo de três Chacras superiores e relaciona-se com o Eu Superior, o Espírito e a Alma.

Na Umbanda corresponde à vibração de Ogum e o melhor dia para a captação de suas influências é a terça-feira. E o desbravador dos caminhos, tem a coragem e a força como atributos.

CHACRA FRONTAL
Do sânscrito “Ajnã”:
Centro de Comando.

O sexto Chacra atua diretamente sobre a fronte do Homem. Fica entre as sobrancelhas (posição horizontal, se projeta para frente e para trás). Regido pelo SENTIDO DO CONHECIMENTO, é expansor e coordena a visão, audição, o tato e a rede de processos de inteligência, como a palavra, a cultura, a arte e o saber. Este centro energético possui 96 pétalas ou raios nas cores rosa e amarelo, azul e roxo. É onde reside o comando de nossos poderes psíquicos.

Na Umbanda corresponde à vibração de Oxossi, e o melhor dia para captar sua vibração é a quinta-feira. Seus atributos são a fartura e a perseverança, sempre sabendo a hora certa de “atirar a flecha”. Seus domínios sáo as matas.

CHACRA CORONÁRIO
Do sânscrito “Sahashara”:
O Lótus das mil pétalas.

O sétimo Chacra tem 960 pétalas ou raios, com uma flor no centro de 12 pétalas. Possui cores variadas e pode atingir velocidades altíssimas. Fica logo acima de nosso ORI (posição vertical, se projeta para cima).
Regido pelo SENTIDO DA FE, é congregador; recebe em primeiro lugar os estímulos do Espírito, comandando os demais e vibrando com eles em regime de justa inter-dependência. E onde habita a consciência maior do Homem, o centro da união com o divino. Por meio do Chacra Coronário é possível se chegar aos mais elevados graus de meditação.

Na Umbanda corresponde à vibração de Oxalá e o melhor dia para a captação de suas influências é a sexta-feira.
Oxalá é o grande Orixá, herdeiro do Poder Absoluto. O domínio de Oxalá é a criação. E o Orixá símbolo da pureza e do amor; Senhor Supremo que vibra sobre todos os filhos da Terra e ocupa uma posição única do mais importante e mais elevado Orixá na Lei de Umbanda.

CHACRAS – CENTROS DE IRRADIAÇÃO E RESPECTIVOS ORIXÁS NA LEI DE UMBANDA
CHACRAS
COR DO ORIXÁ
VIBRAÇÕES DE COR
PÉTALAS OU RAIOS
ASTRO REGENTE
Coronário OXALÁ
Branco
Lilás
960
Sol
Frontal OXOSSI
Verde, Azul Profundo
Azul Índigo
96
Vênus
Laríngeo OGUM
Azul Escuro
Azul-Celeste
16
Marte
Cardíaco OXUM
Rosa
Verde
12
Vênus
Umbilical XANGÔ
Vermelho
Amarelo
10
Júpiter
Esplênico OBALUAÊ
Violeta Lilás
Laranja
6
Terra
Básico IEMANJÁ
Azul
Vermelho
4
Lua

CHACRAS
ATRIBUTOS
ALTERNATIVAS
CORPO FÍSICO
DIA DA SEMANA
Coronário OXALÁ
Firmeza
Paciência ou Ira
Cérebro – Glândula Pineal (Epífese)
Sexta-Feira
Frontal OXOSSI
Conhecimento, Raciocínio
Firmeza ou Leviandade
Fronte, Centro dos Olhos
Quinta-Feira
Laríngeo OGUM
Determinação
Esperança ou Receio
Garganta, Faringe e Laringe
Terça-Feira
Cardíaco OXUM
Amor, Compaixão
Humildade ou Soberba
Coração
Sábado
Umbilical XANGÔ
Equilíbrio
Generosidade ou Egoísmo
Fígado, Aparelho Digestivo
Quarta-Feira
Esplênico OBALUAÊ
Reansformação
Prudência ou Relaxamento
Baço, Circulação Sanguímea
Segunda-Feira
Básico IEMANJÁ
Procriação
Castidade ou Imoralidade
Base da Coluna Vertebral – Pélvis
Sábado



SÉTIMO CHACRA - CORONÁRIO
Localiza-se no topo da cabeça. Dos sete Chacras básicos é o mais importante, pois é responsável pela irrigação energética do cérebro. Quando bem desenvolvido, facilita a lembrança das projeções da Consciência.

SEXTO CHACRA-FRONTAL
Localiza-se entre os olhos e está ligado à glândula hipófise. É o responsável pela irrigação energética dos olhos. Quando em atividade, gera uma palpitação na testa, como se fosse uma coração batendo.

QUINTO CHACRA - LARÍNGEO
Localiza-se na garganta e está ligado à glândula tireóide. É responsável pela irrigação da boca, garganta e sistema respiratório. É considerado um filtro que bloqueia as energias emocionais.

QUARTO CHACRA - CARDÍACO
Localiza-se no coração e está ligado à glândula timo. É responsável pela irrigação do coração e considerado um canal de movimentação das emoções, sendo o mais afetado pelo desequilíbrio emocional.

TERCEIRO CHACRA - UMBILICAL
Localiza-se no plexo solar. É responsável pela irrigação do sistema digestivo. Quando é bem desenvolvido, facilita a percepção das energias.

SEGUNDO CHACRA - ESPLÊNICO
Localiza-se na região do baixo-ventre. É responsável pela irrigação dos orgãos sexuais e também pela vitalização do feto em formação.

PRIMEIRO CHACRA - BÁSICO
Localiza-se na base da coluna e está ligado às glândulas supra-renais. É responsável pelo estímulo direto da energia e circulação do sangue.

Axé a todos
Emidio de Ogum
publicado por espadadeogum às 07:12
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. Filhos de Ogum em 2015

. Oração para Ogum regente ...

. Simpatias para o ano novo...

. Tatuagem de caveira

. Previsões para 2015 Orixá...

. Tata Caveira

. Pai Nosso em Aramaico

. Água e a espiritualidade ...

. Oya Tempo

. Linha do Oriente na Umban...

.arquivos

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds