NAÇÃO KETU
O culto dos orixás remonta de muitos séculos, talvez sendo um dos mais antigos cultos religiosos de toda história da humanidade.
O objetivo principal deste culto é o equilíbrio entre o ser humano e a divindade aí chamada de orixá.
A religião de orixá tem por base ensinamentos que são passados de geração a geração de forma oral.
Basicamente este culto está assim organizado:
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Olorun - Senhor Supremo ou Deus Todo Poderoso.
Olodumare – Senhor do Destino .
Orunmilá – Divindade da Sabedoria (Senhor do Oráculo de Ifá)
Orixá – Divindade de Comunicação entre Olodumare e os homens, também chamado de elegun, onde a palavra elegun quer dizer
"aquele que pode ser possuído pelo Orixá".
Egungun – Espíritos dos Ancestrais
Os mitos são muito importantes no culto dos orixás, pois é através deles que encontramos explicações plausíveis para determinados ritos.
O MITO DA CRIAÇÃO Yorubá: Olodumaré enviou Oxalá para que criasse o mundo. A ele foi confiado um saco de areia, uma galinha com 5 (cinco) dedos e um camaleão.
A areia deveria ser jogada no oceano e a galinha posta em cima para que ciscasse e fizesse aparecer a terra. Por último, colocaria o camaleão para saber se a terra estava firme.
Oxalá foi avisado para fazer uma oferenda à Exu antes de sair para cumprir sua missão. Por ser um orixá funfun, Oxalá se achava acima de todos e, sendo assim, negligenciou a oferenda à Exu. Descontente, Exu resolveu vingar-se de Oxalá, fazendo-o sentir muita sede. Não tendo outra alternativa, Oxalá furou com seu opasoro o tronco de uma palmeira. Dela escorreu um líquido refrescante que era o vinho de Palma. Com o vinho, ele saciou sua sede, embriagou-se e acabou dormindo.
Olodumaré, vendo que Oxalá não havia cumprido a sua tarefa, enviou Oduduwa para verificar o ocorrido. Ao retornar e avisar que Oxalá estava embriagado, Oduduwa cumpriu sua tarefa e os outros orixás vieram se reunir a ele, descendo dos céus, graças a uma corrente que ainda se podia ver no Bosque de Olose.
Apesar do erro cometido, uma nova chance foi dada à Oxalá: a honra de criar os homens. Entretanto, incorrigível, embriagou-se novamente e começou a fabricar anões, corcundas, albinos e toda espécie de monstros.Oduduwa interveio novamente. Acabou com os monstros gerados por Oxalá e criou homens sadios e vigorosos, que foram insuflados com a vida por Olodumaré.
Esta situação provocou uma guerra entre Oduduwa e Oxalá. O último, Oxalá, foi então derrotado e Oduduwa tornou-se o primeiro Oba Oni Ifé ou "O primeiro Rei de Ifé".
Cargos (postos) ocupados em um Ilê Axé
Olóyès , Ogãns e Àjòiès
Iyalorixá/Babalorixá: | Mãe ou Pai de Santo, é o posto mais elevado do ILê; tem a função de iniciar e completar o ato de iniciação dos olorixás. |
Iyaegbé/Babaegbé: | É a segunda pessoa do axé. Conselheira, responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia. Posto paralelo ao da Iyalorixá ou Babalorixá. |
Iyalaxé: | Mãe do axé, a que distribui o axé. É quem escolhe os Oloyes de acordo com as determinações superiores. |
Iyakekere: | Mãe pequena do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos no Ilê. |
Ojubonã: | É a mãe criadeira. |
Iyamoro: | Responsável pelo Ipadê de Exú. Junto com a Agimuda, Agba e Igèna. |
Iyaefun/Babaefun: | Responsável pela pintura dos Iyawos. |
Iyadagan: | Auxilia a Iyamoro e vice-versa. Também possui sub-postos Otun-Dagan e Osi-dagan. |
Iyabassé: | Responsável no preparo dos alimentos sagrados. Todos Olorixás podem auxilia-la, sendo ela a única responsável por qualquer falha eventual. |
Iyarubá: | Carrega a esteira para o iniciando. E usa toalha de Orixá no ombro. |
Aiyaba Ewe: | Responsável em determinados atos em obrigações de "cantar folhas". Geralmente filhas de Oxun. |
Aiybá: | Bate o ejé em grandes obrigações. Tem sub-posto Otun e Osi. |
Ològun: | Cargo masculino, despacha aos Ebós das grandes obrigações, a preferência é para os filhos de Ogun, depois Odé e Oluwaiyê. |
Oloya: | Cargo feminino, despacha os Ebós das grandes obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya. |
Mayê: | Mexe com as coisas mais secretas do Axé, ligadas a iniciação do Adoxú. |
Agbeni Oyê: | Posto paralelo a Mayê, divide a mesma causa. |
Oyê: | Se relaciona com a Yaefun/Babaefun; ou seja, coisas de AWO para iniciação. |
Olopondá: | Grande responsabilidade na inicição, no âmbito altamente secreto. |
Iyalabaké: | Responsável pela alimentação do iniciado, enquanto o mesmo se encontrar de obrigação. |
Kólàbá: | Responsável pelo Làbá, simbolo de Xângo. |
Agimuda: | Relação com o Ipadê de Exú. Aquela que carrega a espada. Titulo feminino usado no culto de Oya e Geledé. |
Iyatojuomó: | Responsável pelas crianças do Axé. |
Iyasíhà | Aiyabá é quem segura o estandarte de Oxalá. |
Omolàra: | Posto de confiança. |
Sarapegbé: | Mensageiro de coisas civis e de awo. |
Akòwé Ilê Xangô: | É a Secretária da casa de Xângo. Zelo, Orô e compras. |
Babalossayn: | Responsável pela colheita das folhas. Cargo de extrema importância. |
Outros Vocabulários da Língua Yorubá |
- A - Adó = comida feita com pipocas em grão e epô. Abá = pessoa idosa, velho. Abadá = blusão usado pelos homens africanos. Abadó = milho de galinha. Abará = nome de uma comida de origem africana. Abébé = leque. Abiodum = um dos Obá da direita de Xangô. Adê = coroa. Adetá = Oriki, nome sacerdotal. Adun = comida de Oxun, milho pilado, azeite dendê e mel. Afonjá = uma qualidade de Xangô. Agboulá = nome de um Egun. Agôgô = instrumento musical feito de ferro. Ayabá = orixá feminino, senhora idosa. Aiê = o mundo terrestre. Airá = uma qualidade de Xangô. Ajá = campainha, sino. Ajimudá = título sacerdotal. Akôrô = uma das invocações e dos nomes de Ogun. Aku = obrigação funerária. akukó = galo. Alá = espécie de pano branco. Alabá = nome de um sacerdote do culto aos ancestrais. Alabê = tocadores de atabaque. Alafiá = felicidade; tudo de bom. Alafin = invocação de Xangô: nome do rei de Oió - Nigéria. Alapini = nome sacerdotal do culto aos ancestrais. Alasê = cozinheira. Alé = noite. Apaoká = uma jaqueira que tem esse nome no Axé Opô Afonjá. Aramefá = conselho de Oxossi, composto de seis pessoas. Aré = nome do primeiro Obá de Xangô. Ararekolê = como vai? Aressá = um dos Obá da esquerda de Xangô. Ariaxé = banho na fonte no início das obrigações. Arô = nome que se dá ao par de chifres de boi usado p/ chamar Oxossi. Arôlu = nome de um dos Obá da direita de Xangô. Assobá = sumo sacerdote do culto de Obaluaiyê. Ati = e (conjunção). Atori = vara pequena usada no culto de Oxalá. Auá = nós. Anon = eles. Axedá = oriki, nome sacerdotal. Axo = roupa. Axogun = o encarregado dos sacrifícios. A-ian-madê = como vão os meninos? Adupé-lewô-olorun = graças a Deus por ter conservado minha vida e a minha saúde até hoje. Alabaxé = o que põe e dispões de tudo. Alayê = possuidor da vida. Axé = força espiritual e também a palavra amém. Ayê = céu. Agô = licença. Am-nó = o misericordioso. Aba-laxé-di = cerimônia da feitura do santo. Axexê = cerimônia fúnebre do sétimo dia. Amadossi d'Orixá = cerimônia do dia do santo dar o nome. Amacy no ori = cerimônia de lavar a cabeça com ervas sagradas. Aiê = terra, festa do ano novo. Ataré = pimenta da costa. Amalá = comida feita de quiabo com ebá - angú de farinha. Abará = bolo feito com feijão e frito no epô. Akará = bolo feito com feijão fradinho, pimenta, camarão seco e frito no epô. Akarajé = o mesmo que o Akará. Afurá = bolo feito com arroz. Ambrozó = feito de farinha de milho. Abân = coco. Ajé = sangue. Ajeun = comida. Aguxó = espécie de legumes.
- B - Babá = pai. Babalaô = sacerdote, pai do ministério, aquele que faz consultas através do jogo. Badá = título sacerdotal. Baiani = orixá considerada mãe de Xangô. Balé = chefe de comunidade. Balué = Banheiro. Bamboxê = sacerdote do culto de Xangô. Bé = pular, pedir. Beji = orixá dos gêmeos. Bi = nascer, perguntar. Bibá = está aceito. Bibé = está seco. Biuá = nasceu para nós. Biyi = nasceu aqui, agora. Bó = adorar Bô = cobrir. Bobô = todos. Bodê = estar fora. Bóri = oferenda a cabeça. Borogun = Oriki, aquele que adora Ogun, saudação da família.
- D - - E - Ebá = pirão de farinha de mandioca ou inhame. Ebé = sociedade. Ebô = comida feita de milho branco, especial para Oxalá. Ebo = sacrifício ou oferenda. Edun = nome próprio. Egun = espírito ancestral. Eie = pombo. Ejé = sangue. Ejilaeborá = nome que se dá às doze qualidades de Xangô. Ejionilé = nome de um Odu, jogo do orixá ifá. Ekó = comida feita com milho branco ou de galinha; acaça. Eku = preá. Elebó = aquele que faz o sacrifício. Eledá = orixá, guia, criador da pessoa. Elemaxó = título de um sacerdote no culto de Oxalá. Elerin = um dos Obá da esquerda de Xangô. Elessé = que está aos pés, seguidor. Êpa = amendoim. Éran = carne. Êrê = as esculturas do orixá beji (dos gêmeos). Eru = carrego. Erúkéré = emblema feito com cabelo de animais, usado por Oxossi, Oyá, Egun e pessoas importantes do culto. Etu = conquém. Euá = nome de um orixá. Exu = nome de um importante orixá erradamente associado ao diabo católico.
- F - - G - - I - Iangui = nome do rei dos Exu. Ianlé = as partes da comida que são oferecidas ao orixá. Iansan = orixá patrono dos ventos, do rio Niger e dos relâmpagos. Ibá = cuia. Ibi = aqui. ibiri = objeto de mão, usado pela orixá Nanã, feito em palha, couro e contas. Ibó = lugar de adoração. Ibô = mato. Iemanjá = orixá patrono das águas correntes. Ijexá = nome de uma região da Nigéria e de um toque para orixá Oxum, Oxála e Ogun. Iká = modo de deitar-se das pessoas de orixá feminino, para saudação. Iku = morte. Ilê = casa. Ilé = terra. Inã = fogo. Ipeté = inhame cozido, pisado, temperado com camarão seco, sal, azeite de dendê e cebola. Irê = bondade. Iuindejà = título sacerdotal. Iuintonã = título sacerdotal. Ixu = inhame. Iyá = mãe. Iyabasé = cozinheira. Iyalaxé = mãe do axé do terreiro. Iyalodé = um alto título, líder entre as mulheres. Iyalorixá = Zeladora do culto, mãe do orixá. Iyamasê = orixá da casa de Xangô. Iyamorô = título de uma sacerdotisa do templo de Obaluaiyê. Iyaô = nome dos iniciados antes de sete anos de iniciação.
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Que a Divina Luz esteja entre nós
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com