Sábado, 29 de Maio de 2010

Dicionário do Espiritismo



AERÓBUS – carro aéreo espiritual de transporte de espíritos que não podem locomover-se.

AGÊNERE. (do grego, a , privativo, e géiné, geinomai, engendrar; que não foi engendrado). Variedade de aparição tangível; estado de certos Espíritos que podem revestir, momentaneamente, as formas de uma pessoa viva, ao ponto de fazer completa ilusão.
AURA – Emanação fluídica do corpo humano e dos demais corpos.

APARIÇÃO – como é formado de substância etérea , o Espírito , em certos casos, pode , por ato da sua vontade, faze-lo passar por uma modificação molecular que o torna momentaneamente visível.É assim que se produzem as aparições.
ANIMISMO – é o fenômeno pelo qual a pessoa arroja ao passado, os próprios sentimentos, “de onde recolhe as impressões de que se vê possuída”.
ÁGUA FLUIDIFICADA – água que recebe os eflúvios magnéticos dos planos espirituais através das nossas rogativas fervorosas e sinceras.
ANJO DE GUARDA – é sempre um Espírito Superior.Chefe de falange ou da legião espiritual a que pertencemos , Espírito de alta elevação moral e intelectual.
ANJO – um espírito purificado.
BATEDOR – Qualidade de certos Espíritos. Os Espíritos batedores são os que revelam sua presença por meio de pancadas e de ruídos de diversas naturezas.
BATISMO – João batizava os homens na água, e Jesus no Espírito – e o batismo de Jesus é a vida do Espírito , porque seu batismo é a palavra – e as palavras de Jesus são espírito e vida.
BICORPOREIDADE – é a faculdade , ou dom , que têm certos indivíduos de se apresentarem ao mesmo tempo em dois lugares distintos.
BÔNUS-HORA – Remuneração espiritual relativa a cada hora de serviço prestado nas colônias espirituais.

CARMA – débitos ou créditos perante a Justiça Divina , resultantes de nosso procedimento em encarnações anteriores.
CENTRO ESPÍRITA – é o local onde se aprende o Espiritismo e a Moral Cristã.
CLARIAUDIÊNCIA – é a faculdade pela qual a pessoa ouve os Espíritos com nitidez.
CLARIVIDÊNCIA – é a faculdade pela qual a pessoa vê os Espíritos com grande clareza.
DESOBSESSÃO – não é caça a fenômeno e sim trabalho paciente de amor conjugado ao conhecimento e do raciocínio associado à fé.
DEUS – é o conhecimento, a sublime claridade , um raio da qual ilumina toda consciência humana.
DESDOBRAMENTO – é uma ação natural do Espírito encarnado que, no repouso do corpo físico, recupera parcialmente a sua liberdade.
DESENCARNAÇÃO – é mudar de plano, como alguém que se transferisse de uma cidade para outra, aí no mundo , sem que o fato lhe altere as enfermidades ou as virtudes com a simples modificação dos aspectos exteriores.
ECTOPLASMA – é o nome que se dá ao fluído, de natureza psicossomática , oriundo dos médiuns de materialização , e do qual se servem os Espíritos para tornar-se visíveis e tangíveis aos olhos e ao tato humanos.
ERRATICIDADE. Estado dos Espíritos errantes, quer dizer, não encarnados, durante os intervalos de suas existências corporais.
ESPÍRITA. O que tem relação com o espiritismo: partidário do espiritismo; aquele que crê nas manifestações dos Espíritos. Um bom, um mau espírita; a doutrina espírita.
ESPIRINAUTA. Adepto da Doutrina Espírita que freqüenta ou participa de sites ou trabalhos relacionados a Doutrina na internet.
ESPÍRITO. No sentido especial da doutrina espírita, os Espíritos são os seres inteligentes da criação, que povoam o universo fora do mundo material, e que constituem o mundo invisível.Não são seres de uma criação particular, mas as almas daqueles que viveram sobre a terra ou em outras esferas, e que deixaram o seu envoltório material.
ESPIRITUALISMO. Diz-se no sentido oposto ao do materialismo (academia); crença na existência da alma espiritual e imaterial. O espiritualismo é a base de todas as religiões.
ESPIRITUALISTA. O que tem relação com o espiritualismo; partidário do espiritualismo. Quem creia que tudo em nós não é matéria, é espiritualista,o que não implica, de nenhum modo na crença nas manifestações dos Espíritos. Todo espírita é necessariamente espiritualista; mas pode-se ser espiritualista sem ser espírita; o materialista não é nem um, nem outro. Diz-se: a filosofia espiritualista. – Uma obra escrita com as idéias espiritualistas – As manifestações espíritas são produzidas pela ação dos Espíritos sobre a matéria. – A moral espírita decorre do ensinamento dado pelos Espíritos. – Há espiritualistas que ridicularizam as crenças espíritas.
Nesses exemplos, a substituição da palavra espiritualista pela palavra espírita,produziria uma confusão evidente.
ENERGIA – é matéria liberada.
ENERGIA MENTAL – são a origem de todos os acontecimentos nos planos espirituais, sejam estes elevados ou inferiores.
EPÍFISE ou GLÂNDULA PINEAL – é a glândula da vida mental.O casulo das energias do inconsciente , a sede do espírito, pela possibilidade de ser a zona medianeira de transição entre o energético e o físico.
ESPÍRITA – o que tem relação com o Espiritismo; adepto do Espiritismo; aquele que crê nas manifestações dos Espíritos.
ESPIRITISMO – é a verdade religiosa , é o renascimento do Evangelho , é a ressurreição do verdadeiro cristianismo, é , em suma , o amor à criatura e a adoração a Deus, princípio e fim da missão do homem na terra. Doutrina fundada sobre a crença da existência dos Espíritos e de suas manifestações.
ESPIRITUALISMO. Diz-se no sentido oposto ao do materialismo (academia); crença na existência da alma espiritual e imaterial. O espiritualismo é a base de todas as religiões.
ESPIRITUALISTA. O que tem relação com o espiritualismo; partidário do espiritualismo. Quem creia que tudo em nós não é matéria, é espiritualista,o que não implica, de nenhum modo na crença nas manifestações dos Espíritos. Todo espírita é necessariamente espiritualista; mas pode-se ser espiritualista sem ser espírita; o materialista não é nem um, nem outro. Diz-se: a filosofia espiritualista. – Uma obra escrita com as idéias espiritualistas – As manifestações espíritas são produzidas pela ação dos Espíritos sobre a matéria. – A moral espírita decorre do ensinamento dado pelos Espíritos. – Há espiritualistas que ridicularizam as crenças espíritas.
ESPÍRITO – “são os seres inteligentes da criação, que povoam o Universo, fóra do mundo material, e constituem o mundo invisível”. Não são seres oriundos de uma criação especial, porém , as almas dos que viveram na terra, ou nas outras esferas , e que deixaram o invólucro corporal.
ÉTER – fluído que gerou tudo o que existe.Sem ele nada existiria , e com ele tudo pode ser produzido.
ESTEREOTITO. (do grego, stéréos, sólido). Qualidade das aparições tangíveis.
ERRATICIDADE – estado dos espíritos errantes, ou erráticos , isto é , não encarnados, durante o intervalo de suas existências corpóreas.
EVOLUÇÃO – é o desenvolvimento de um plano lógico para a vitória do espírito sobre a matéria.
EXPIAÇÃO – é a conseqüência do mal praticado, o esforço para o reparar.
FALSOS PROFETAS – são os que pregam uma moral que não praticam.
FLUIDO – um vapor luminoso, mais ou menos brilhante, e que pode tomar outras colorações – azul,vermelha,escura etc. – não só em razão da evolução de cada um, mas também como resultante de um estado acidental da alma, em virtude de doença física ou moral.
FLUIDO VITAL – Princípio orgânico que produz os fenômenos da vida material.

GUIA ESPIRITUAL – um espírito elevado que, representa a Misericórdia Divina, ampara-nos e orienta-nos para a luz.
IDEOPLASTIA – Modelagem da matéria pelo pensamento.
INTUIÇÃO – é a base de todas as percepções espirituais.
JESUS – é o médico das almas capaz de cura-las todas do pecado que as enferma, causando-lhes males.Portador ao mundo e distribuidor do divino perdão, base de sua medicina.Ele muda a enfermidade em saúde , transformando a morte em vida , que é a salvação.
LEI de CAUSA e EFEITO – lei de retorno pela qual cada um recebe de volta aquilo que tem dado.
LETARGIA – Perda temporária da sensibilidade e do movimento.
LEVITAÇÃO – Elevação de objetos ou pessoas sem o concurso físico.
LIVRE-ARBÍTRIO – é a liberdade de fazer ou não fazer , de seguir este ou aquele caminho para seu adiantamento, o que é , um dos atributos essenciais do Espírito.
MEDIANIMIDADE. Faculdade dos médiuns. Sinônimo de mediunidade.Essas duas palavras, a miúdo, são empregadas indiferentemente; querendo fazer uma distinção, poder-se-ia dizer que mediunidade tem um sentido mais geral, medianimidade, um sentido mais restrito. Há o dom da mediunidade.A medianimidade mecânica.
MEDIANÍMICO. Qualidade do poder dos médiuns. Faculdade medianímica.
MEDIUNATO. Missão providencial dos médiuns. Esse nome foi criado pelos Espíritos.
MÉDIUM – é o intermediário obrigatório entre dois mundos.Ser médium é, sobretudo , viver o Evangelho, seguir os ensinamentos de Jesus , amando o próximo, perdoando e respeitando o semelhante,ajudando-o , inclusive, a crescer; (do latim, médium, meio, intermediário). Pessoa podendo servir de intermediária entre os Espíritos e os homens.
MÉDIUM AUDIENTE – os que ouvem os espíritos.
MÉDIUM CURADOR – os que têm o poder de curar ou de aliviar o doente, pela só imposição das mãos, ou pela prece.
MÉDIUM de EFEITOS FÍSICOS – os que têm o poder de provocar efeitos materiais , ou manifestações ostensivas.
MÉDIUM de TRANSPORTE – os que poder servir de auxiliares aos espíritos para o transporte de objetos materiais.
MÉDIUM ESCREVENTES ou PSICÓGRAFOS – os que tem a faculdade de escrever por si mesmos sob a influência dos espíritos.
MÉDIUM POLIGLOTA – os que têm a faculdade de falar, ou escrever em línguas que lhes são desconhecidas.
MÉDIUM PSICOFÔNICO – na obra de desobsessão , os médiuns psicofônicos, são aqueles chamados a emprestar recursos fisiológicos aos sofredores desencarnados para que estes sejam socorridos.
MÉDIUM SENSITIVOS – pessoas suscetíveis de sentir a presença dos espíritos , por uma impressão geral ou local, vaga ou material.A maioria dessas pessoas distingue os espíritos bons dos maus, pela natureza da impressão.
MÉDIUM VIDENTES – os que, em estado de vigília, vêem os espíritos.A visão acidental e fortuita de um espírito, numa circunstância especial, é muito freqüente; mas, a visão habitual, ou facultativa dos espíritos , sem distinção é excepcional.
MEDIUNIDADE – é a benção de Deus, quando colocada a serviço da caridade.
PALINGENESIA – Reencarnação.
PICTOGRAFIA – Faculdade hipernormal em que o médium produz desenhos ou pintura terrenos ou extraterrenos.
PERISPÍRITO. (do grego, péri , ao redor). Envoltório semimaterial do Espírito. Nos encarnados, serve de laço ou intermediário entre o Espírito e a matéria; nos Espíritos errantes, constitui o corpo fluídico do Espírito.
PNEUMATOFONIA. (do grego, pneuma, ar, e de phoné, som ou voz). Voz dos Espíritos: comunicação oral dos Espíritos sem o concurso da voz humana.
PSICÓGRAFO. (do grego, psuké, borboleta, alma, e graphó, escrevo). O que usa a psicografia; médium escrevente.
PSICOGRAFIA. Escrita dos Espíritos pela mão do médium.
PSICOFONIA. Comunicação dos Espíritos pela voz de um médium falante.
PERISPÍRITO – é o traço de união entre a vida corpórea e a vida espiritual; (do grego, péri , ao redor). Envoltório semimaterial do Espírito. Nos encarnados, serve de laço ou intermediário entre o Espírito e a matéria; nos Espíritos errantes, constitui o corpo fluídico do Espírito.
PSICOMETRIA – o médium revela o passado , conhece o presente , desvenda o futuro.
PNEUMATOFONIA. (do grego, pneuma, ar, e de phoné, som ou voz). Voz dos Espíritos: comunicação oral dos Espíritos sem o concurso da voz humana.
REENCARNAÇÃO. Retorno do Espírito à vida corporal, pluralidade das existências.
SEMATOLOGIA. (do grego, semá, sinal, e logos, discurso). Linguagem dos sinais. Comunicação dos Espíritos pelo movimento dos corpos inertes.
TRANSE – Estado de inconsciência em que se verificam diversos fenômenos psíquicos.
TRANSFIGURAÇÃO – Mudança de aspecto do médium.
TIPTOLOGIA. Linguagem por pancadas; modo de comunicação dos Espíritos. Tiptologia alfabética.
TIPTÓLOGO. (do grego, tuptó , eu bato). Variedade dos médiuns aptos à tiptologia. Médium tiptólogo.
UBIQUIDADE – Faculdade que têm os Espíritos de se apresentarem em vários lugares ao mesmo tempo. Os Espíritos, conforme seu grau de adiantamento, irradiam para diversos lados.
VAMPIRISMO – Absorção das forças psíquicas de encarnados e desencarnados por parte de Espíritos obsessores.
VIDÊNCIA – Faculdade que possuem alguns médiuns de ver com os olhos da alma.
UMBRAL – Zona obscura localizada em torno do Planeta.
XENOGLOSSIA – Faculdade de falar ou escrever línguas estranhas ao próprio médium. Muito rara.
ZOOVIDENTE – Animal (principalmente cães e cavalos) que tem a faculdade anímica de vidência de Espíritos desencarnados.


Paz Amor e Harmonia
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com
publicado por espadadeogum às 22:02
link | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. Filhos de Ogum em 2015

. Oração para Ogum regente ...

. Simpatias para o ano novo...

. Tatuagem de caveira

. Previsões para 2015 Orixá...

. Tata Caveira

. Pai Nosso em Aramaico

. Água e a espiritualidade ...

. Oya Tempo

. Linha do Oriente na Umban...

.arquivos

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub